quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como se poupa cá por casa...

Bom dia!!!!!

E hoje é mesmo um bom dia!! Está sol, calorzinho bom, que revitaliza as almas mais adormecidas!!! Já sei que vai arrefecer novamente, mas enquanto durar.... vamos aproveitar e brincar com a canalha cá fora!!!!
As fadas do lar andam sempre a inventar formas de rentabilizar e poupar, pois bem, vou revelar algumas das minhas formas de o fazer...não serão ideias inovadoras, nem que vão mudar o mundo (por muito que me apetecesse), mas podem ser úteis para alguém desse lado.
Ora aqui vai a lista que não tem nenhuma ordem especial, apenas obedece ao que me vou lembrando e a minha memória não é a de outros tempos (estou a ficar....velha :P)!!!!
1º - faço pão em casa. Comprei uma MDP, pelo meu aniversário, e não compro pão fora. Sai mais barato uma vez que 1 kg de farinha (que ronda os 33 cêntimos - Lidl e Pingo Doce) dá para 2 pães, ou seja para 2 dias. O pão é feito durante a noite, aproveitando o horário económico da eletricidade;
2º - levo o almoço para o trabalho evitando gastar dinheiro em almoços fora;
3º - tomo o pequeno almoço em casa, aproveitando o pãozinho saboroso e quentinho da manhã!!!
4º - lavo e passo a ferro ao fim de semana, mais uma vez, para aproveitar o horário económico;
5º - não disperso nas compras de super mercado, trazemos o que é essencial e nada mais;
6º - compro marcas brancas, aproveito talões e comparo preços (o N. é perito nisso!!!);
7º - faço as sobremesas em casa (bolos, tartes, ...);
8º - aproveito até à última gota tudo o que seja detergente, gel de duche, champô. Quando acabam, abro a embalagem (com cuidado porque posso reaproveitar para isto, por exemplo), lavo-os com, pouquinha, água de forma a ainda aproveitar o que ainda possam ter. No caso do champô e gel de duche, a lavagem da embalagem é feita no duche para aproveitar os restinhos que ainda possam existir;
9º - faço alguns produtos em casa: detergente para limpeza (aqui), amaciador (aqui), ultimamente segui a receita do gel de duche da Anabela do Aproveitar a Vida (aproveitem e façam uma visita); sabão para lavar a roupa à mão e que também aproveito para lavar a louça (é um velho hábito meu!!!), aromatizadores de ambiente (aqui);
10º - reciclo imensas coisas. Guardo todas as embalagens para reaproveitar e tirar partido delas, seja para decoração (aqui) seja para organizar coisas lá por casa;
11º - faço os presentes para as pessoas especiais (não a totalidade, mas a maioria, podem ver alguns aqui e aqui);
12º - fixei a velocidade do meu carro nos 100km/h, para poupar no combustível;
13º - partilho carro com a minha colega de trabalho;
14º - aproveito as, chamadas, bombas low cost;
15º - corto as embalagens de base e pasta dentífrica quando acabam e aproveito o restinho tirando com um pincel (podem não acreditar, mas ao fazer este reaproveitamento o meu anti-olheiras durou mais 6 meses!!!!!);


16º - disse adeus aos cartões de crédito, há 5 anos, e não lhes tenho sentido a falta!!!
17º - aproveito os saldos para fazer compras;
18º - adiro aos cartões que acumulam pontos em várias lojas, que aproveito para comprar presentes para a família quando é preciso alguma coisa especial. Mas não faço compras propositadas para acumular pontos, atenção!!!
19º - inscrevo-me em várias páginas de marcas para auferir dos vales de desconto que mandam para casa (tem dado resultado!!);
20º - os detergentes da louça e roupa levam o mesmo tratamento que o gel de duche. Coloco água nos respetivos recipientes e aproveito para lavar a louça e na lavagem manual de roupa;
21º - pondero, muito bem, a compra de coisas caras. Penso se, realmente, fazem falta, qual a utilização que lhe vou dar, se é rentável o investimento, etc;
22º - procuramos fazer quase tudo em casa, aproveitando o que já existe. Desde decoração, reparações (e nisso tenho um marido que é um espetáculo!!!!!). Estamos a trabalhar num portão que reciclamos a partir de um que já existia mas que teve que ser substituído, aproveitamos as grades da varanda da minha mãe para fazer umas para nós (já estão prontas mas ainda não estão aplicadas, depois mostro, claro!!!!);
23º - reduzimos as despesas mensais: repensámos os tarifários de comunicações móveis e fixas (só não abolimos esta última por questões de trabalho, caso contrário já tinha ido à vida);
24º - optamos por medicamentos genéricos, para os adultos;
25º - utilizo sacos de pano para ir às compras, evitando gastar dinheiro em sacos plásticos;
26º - reutilizo os sacos plásticos para colocar o lixo;
27º - reaproveitamos as folhas da impressora para os 14 milhões e trezentos mil e um desenhos da pequena ajudante, para as listas de compras e pequenos recados que são necessários deixar;
28º - reaproveito a água, enquanto espero que fique a uma temperatura boa para o duche, para regar as plantas;
28º - reaproveito os restos de comida noutras refeições;
29º - utilizo relógios para colocar nas tomadas e as máquinas funcionarem apenas no horário económico;
30º - detesto luzes acesas em compartimentos nos quais não está ninguém (herança do meu pai!!!);
31º - utilizamos, apenas, lâmpadas economizadoras;
32º - baixo a temperatura do esquentador quando fica mais calor;
33º - cultivo as minhas ervas aromáticas;
34º - lavo a roupa a baixas temperaturas;
35º - como gosto muito de usar écharpes, é nelas que coloco o meu perfume, darão conta que dura mais tempo e quando o forem colocar, de novo, ainda mantém o aroma. Para além da gaveta onde as guardo ficar perfumadinha!!!!  
36º - faço os arranjos na minha roupa, ou peço à minha mãe que me ajude. Há uns anos a minha sogra deu-me uma máquina de costura que uso, até à exaustão. Já saíram dali cortinas (aqui) para casa, toalhas de mesa, guardanapos, ..... qualquer dia mostro as cortinas que eu e a minha mãe fizemos, há uns anos, com as sanefas que eu e o N. construímos, no ano passado;
37º - reaproveito móveis (ando com uns projetos em mente, logo vos direi).

E não me ocorre mais nenhuma!!!! (Bem queria chegar às 40!!)
E vocês como poupam? Partilhem as boas ideias....nesta conjuntura adversa tudo vale e é importante ajudarmo-nos uns aos outros!

Boas aventuras!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários alimentam a nossa imaginação. Toca a comentar, pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...