quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Saia nova de calças velhas!!!!

Bom dia!!!

Tenho para aqui um monte de roupa para reciclar que resultou de uma limpeza ao guarda-roupa, quando a pequena ajudante esteve com febre, lembram-se? Pois bem, desta vez foi a vez das calças de ganga deixarem de ser calças e passarem a ser saia (mulheres ao poder, certo?). 
A minha ideia é sempre aproveitar tudo ao máximo, por isso acho que esta reciclagem ainda vai dar origem a outra coisa!!!!! :)
Muito bem, vamos lá então ao que interessa. A tarefa não é das mais fáceis, mas o resultado deixou-me muito feliz comigo própria e com mais uma peça, usável, no guarda roupa, gratuitamente! 
As calças que usei, tinham umas manchas de lixívia numa das pernas. Se bem que poderia fazer uns corsários e a tarefa seria muito mais fácil, não sou muito adepta desse modelo, por isso, foi logo uma carta fora do baralho. A ideia da saia instalou-se logo para durar e por isso, deitei mãos à obra....

Fiz uma pesquisa na net para analisar diferentes formas de transformar calças em saias e depois da inspiração, passei à ação!!
Aqui ficam os passos resumidos:


E aqui as instruções mais precisas: (a numeração dos passos não coincide com a das fotografias)

1º - Cortar as pernas das calças à altura que se quer. Não se esqueçam de deixar mais um pouquinho de tecido para fazer a bainha!
2º - Descoser o interior de cada perna, na frente até ao fecho e atrás até encontrarem uma costura perpendicular (poderá ser a da cintura).
3º - Unir as pernas das calças à frente com alfinetes e depois a parte de trás. Atrás, devemos ter cuidado em fazer uma curvinha e não unir a direito, para que o rabito encaixe na perfeição! Quando estiverem a fazer os reajustes repararão que a união da parte de trás poderá fazer-se de forma enviesada, ou seja, as pernas das calças não unem a direito. Este efeito pode ser utilizado para deixarmos a saia mais larguinha e aproveitar para fazer uma pequena racha, que fica sempre bem! Poderão fazer uma racha simples, mas se for muito profunda poderão coser, pelo avesso, um pouco de ganga que sobrou, fazer uns folhos, utilizar rendas, enfim o que vos apetecer, afinal a saia é vossa ;). 
4º - Experimentar a saia, ainda com os alfinetes para podermos fazer os reajustes necessários;
5º - Coser à frente e atrás e deliciar-se com o projeto a tomar forma;
6º - Marcar a bainha com alfinetes e passar a ferro, para facilitar a costura na máquina;
7º - Costurar a bainha e experimentar. Se os reajustes com os alfinetes tiverem sido bem feitos (devem ter paciência nesta fase e perder o tempo que for necessário), esta parte será fácil e rápida, só faltando experimentar o modelito!!!!   
8º - Usar e abusar e quem sabe fazer o mesmo com outras calças que andem por aí!!!!!

Que tal? Gostaram da minha nova saia? Acho que ainda vai sair qualquer coisa para a pequena ajudante do resto das pernas que sobraram!!!!
Vamos lá ver.

Boas aventuras!!!!

7 comentários:

Os comentários alimentam a nossa imaginação. Toca a comentar, pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...