sexta-feira, 30 de março de 2012

Amaciar...tudo, ou quase!

Bom dia!!!!!!

Está um sol radioso e as férias a chegar!!! É uma combinação que ADORO!
Hoje vou dar-vos a receita do amaciador de roupa que fiz, no passado fim de semana, e cujos rótulo são da autoria da pequena ajudante. O mais original é mesmo este último pormenor, porque a receita encontram-na facilmente numa breve pesquisa! Mas mesmo assim, aqui vai:

Vão precisar de:
- 5 L de água fria;
- 1 L de água quente;
- 2 colheres de sopa de glicerina liquida (drogaria);
- 1 garrafinha de água de rosas (grande superfície);
- 1 sabonete ralado.

Ora vamos lá começar:
1º - aquecer 1 L de água, sem deixar ferver;
2º - colocar o sabonete ralado. Há quem aconselhe tapar durante umas horas para derreter, mas como estava ansiosa por ver o resultado final, optei por ir mexendo até derreter completamente, o que, mesmo assim, demorou um pouquinho;
3º - colocar numa bacia e acrescentar a os restantes "ingredientes". Apesar da consistência ser a de um líquido tornar-se-á, ao fim de algum tempo, mais cremoso e parecido com o amaciador, de compra, que normalmente se utiliza;
4º - podem ainda acrescentar um óleo essencial ou colónia de bebé e (para os que têm filhos já mais velhinhos) matar as saudades desse cheirinho BOMMM!
5º - engarrafar esta mistura. Este é o melhor passo! Podemos aproveitar garrafinhas de polpa de tomate ou de sumos e dar um aspeto divertido à coisa!!!
É um bom momento para chamar os pequenos a participar na tarefa, agora que o perigo dos líquidos quentes já passou. Podem fazer rótulos, colar vários papéis coloridos, pintar as tampas, enfim o que lhes der na cabeça, o importante é envolverem-se!!
E como ficou o meu? Perguntam vocês.
Aqui está! Com direito a fita e rótulo personalizado, tudo reaproveitado, numa garrafa já vazia de outro amaciador! Que bom aspeto, não?



 Já foi utilizado na roupinha e ..... no flutuante cá de casa. Pois é, o amaciador pode ser utilizado, sem problema para limpar flutuante e chão de madeira. Com resultados comprovados!! 
Coloquei-o na lavandaria ao lado de uns potes cuja tampa modifiquei utilizando os trapitos que sobraram da reciclagem das cortinas (que ainda não coloquei aqui, mas vou colocar brevemente) e que, por sua vez, sobraram dos quadrinhos pendurados por cima. Não ficaram engraçados? Servem para guardar os detergentes que ainda tinha e estarão prontos a receber os que vou fazendo cá em casa!

Voltando ao amaciador, o custo é baixo e podemos variar de aromas e cores, apurando a arte de amaciar! Vale a pena tentar! E como me diziam há algum tempo, sempre são ensinamentos úteis que passamos aos nossos filhos. A minha pequena já me pergunta, semicerrando os olhos, quando vai deitar alguma coisa fora: "mãe o que podemos fazer com isto?" ou "Não deites fora, podemos fazer qualquer coisa!!". Uma delícia, não é?




Boas aventuras!! 
(sempre com a pequenada perto!!!)










4 comentários:

  1. E ela sabe que a mãe vai sempre inventar qualquer coisa muito divertida para fazer! Momentos preciosos e memórias impagáveis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São os melhores momentos! É por esses momentos e por ela que anseio, todos os dias, chegar a casa!!!!

      Eliminar
  2. Viva!
    Encontrei este blog pelo mosaico da Rê desta semana e estou a ver que vou definitivamente voltar mais vezes! :)
    Adorei a decoração, adorei a receita caseira (que vou experimentar) e adorei o facto de ser um bom exemplo para a pequenada... adorei a resposta da pequena! ;)
    Obrigada pela doce partilha!

    Beijos de boa semana!
    Sofia
    http://ideiasdetrazerporcasa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. olá,

    fico contente com as novas visitas. Bem-vinda!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Os comentários alimentam a nossa imaginação. Toca a comentar, pessoal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...