Olá!!!
Após alguns dias ausente, do processo de criação, regresso cheia de vontade de partilhar o que de novo se tem feito cá por casa!
Ultimamente, ando a apostar na reciclagem de abajures. Tenho uma paixão por candeeiros e gosto de os ver em todos os compartimentos da casa, pousados numa mesa, com pé alto, baixinhos, esguios, redondinhos, ..., enfim de todas as formas e tamanhos! Gosto da luz ténue que projetam quando o resto da casa está na obscuridade. Gosto da penumbra interrompida por uma luzinha acesa num outro compartimento, gosto de um compartimento às escuras e do convite que um candeeiro aceso faz a enroscarmo-nos naquele cantinho a ler um livro, ou a escrever um post, porque não? Gosto de estar sozinha no meu escritório com a companhia do candeeiro de pé alto a "olhar" por cima do meu ombro, acompanhando as frases que vou adicionando a uma interminável tese de doutoramento!!! Gosto da calma e da segurança que este tipo de luz traz, da penumbra romântica que gera, do ambiente acolhedor que acontece quando dispensamos toda a outra luz em detrimento desta.
Gosto...porque sim!
Tenho-os espalhados pela casa e um deles foi pintado pela minha mãe, só faltava arranjar um abajur condizente com os tons da pintura e a electrificação para ganhar um lugar de destaque, no quarto que tem um mobiliário que já existe na família há várias gerações. Gosto muito de coisas antigas e especialmente quando têm significado e encerram uma história que poderemos contar....à luz do candeeiro!!!!
Por isso coloquei mãos à obra e aproveitei um velho abajur de outro candeeiro (que também tenciono reciclar!), coloquei uma nova cartolina (que aproveitei de uma embalagem de cartão de uma loja de roupa), forrei com um tecido novo (este comprei, porque não tinha nenhum à altura de uma base tão bonita), comprei um galão para decorar e ...... cá está:
Recapitulando, fiz isto:
Tinha uma base pintada pela minha mãe que precisava de um abajur e tinha um velho que pertencia a um candeeiro, igualmente velho, que será a próxima vítima de um processo de transformação!!!
1 - Retirei o forro antigo do abajur e utilizei-o para transferir a sua forma para o cartão que iria servir de suporte;
2 - Utilizei cartão de uma embalagem de roupa que tinha aqui por casa, que forrei com papel castanho escuro que também andava por aqui e colei-os;
3 - Dei uma pintadela, com spray, branco à armação de metal que sustem o abajur;
4 - Cortei o tecido (que me custou cerca de 7 euros e sobrou bastante para fazer outras coisas!!!) à medida do antigo, deixando, no entanto, alguma margem para erros. É sempre bom cortarmos um pouquinho mais e acertar depois;
5 - Colei o cartão e o papel castanho uma ao outro com cola normal e depois, ambos, à armação, com cola quente. De seguida colei o tecido (também com cola quente). A colagem do tecido deve ser feita com cuidado para ficar bem esticadinho.
6 - Retirei o excesso de tecido;
7 - Escondi as colagens no cartão, no verso do abajur, com fita de algodão larga (custará uns cêntimos, e claro que depende da medida que precisarem);
8 - Colei, também, um galãozinho (que também fica em conta, mais uma vez dependerá da quantidade necessária) em toda a volta para decorar o abajur e dar-lhe outro ar. Mas este passo fica ao vosso critério e, claro, dependerá do abajur e do tecido que utilizarem. Este como era liso, suportava bem este adorno;
9 - Pedir ao N. a incondicional colaboração para a eletrificação;
10 - Colocar no local a iluminar e ..... observar cheia de orgulho!!! rrsrs.
O que acharam? Tenho futuro no mundo dos abajures? rsrs!!!
Boas aventuras!